top of page
Banner - dra larissa.png

Nossos Tratamentos

TEA

O transtorno do espectro autista (TEA) tem um importante caráter genético, sendo é resultado de alterações neuroanatômicas e funcionais do cérebro. O TEA está relacionado à alterações na capacidade de interação social, comunicação verbal e não verbal, interesses restritos e/ou comportamentos repetitivos. O TEA afeta a linguagem, aprendizado e o comportamentos adaptativos da criança.

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, agitação psicomotora e impulsividade. O TDAH surge na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Alterações no Neurodesenvolvimento

As alterações no neurodesenvolvimento são condições de déficit no desenvolvimento que trazem diversos prejuízos. Geralmente, esses transtornos se manifestam antes da criança ingressar na escola, na primeira infância, variando de limitações muito específicas na aprendizagem a prejuízos nas habilidades sociais e inteligência.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares descrevem doenças que são caracterizadas por alteração em hábitos alimentares associados a sofrimento mental grave ou preocupação excessiva com o peso ou a forma do corpo. Os tipos mais comuns desses transtornos são: anorexia nervosa, bulimia e o transtorno da compulsão alimentar periódica.

Transtorno Depressivo

Este é um dos transtornos mentais mais comuns que prevalece ao longo da vida em cerca de 16% da população geral, chegando a atingir 2% das crianças e até 10% dos adolescente. Seus sintomas variam de acordo com cada faixa etária, mas envolvem a sensação de vazio, falta de interesse pelas pessoas e atividades, tristeza intensa sem motivo aparente, alterações no sono e no apetite.

Transtorno de Ansiedade

Doença psíquica caracterizadas pela preocupação excessiva e medo constante de que algo ruim pode acontecer. Durante uma crise, o indivíduo sente muita tensão e não conseguem permanecer no momento presente, nem analisar uma situação a partir de dados reais.

Transtorno de Pânico

O transtorno é caracterizado por crises de ansiedade repentinas e intensas com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento. Nesse transtorno, existe um medo persistente em apresentar novos ataques de pânico e das suas consequências, com mudança comportamental importante.

Transtorno do Estresse
Pós-traumático

É um distúrbio que se manifesta em pessoas expostas a experiências traumáticas, como atos de violência, acidentes e situações que ameaçam a vida. Sua manifestação pode incluir de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline)

Condição grave que afeta, sobretudo, a autoimagem, o controle emocional e os relacionamentos interpessoais e é caracterizado por um padrão de comportamento hipersensível e impulsivo, com oscilações de humor frequentes. Com acesso a um cuidado adequado em saúde mental, apresenta um bom prognóstico ao longo da vida.

Transtorno Afetivo Bipolar

Transtorno caracterizado por períodos alternados de ânimo muito elevado e muita tristeza. Estes são chamados episódios maníacos e episódios depressivos. Episódios maníacos são períodos de um humor anormalmente elevado (euforia) e energia aumentada. Os episódios depressivos incluem tristeza persistente, perda de interesse e diminuição da motivação.

Esquizofrenia

Transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

bottom of page